Confira as melhores dicas para o gerenciamento de resíduos adequado

Dentre os muitos assuntos dois quais um gerente deve cuidar em sua produção, sendo que pode causar diversos problemas, é o que envolve o gerenciamento de resíduos. Isso porque ele gira em torno de uma série de fatores, como danos ambientais, desfalque na produção, multas e perda de dinheiro por diversos motivos.

No entanto, se essa gestão for realizada de maneira correta, além de ter os custos reduzidos, a empresa se torna uma referência no mercado, sendo vista com bons olhos pelos fornecedores e consumidores ao se preocupar com o meio ambiente e a sociedade.

Por isso, preparamos este post com os principais pontos que uma empresa deve entender para conseguir que o seu gerenciamento de resíduos seja feito da maneira mais eficiente possível e não seja prejudicada. Continue lendo e confira!

Qual é a importância do gerenciamento de resíduos?

Cada vez, mais o ser humano degrada o meio ambiente. E a relevância do gerenciamento de resíduos é justamente a de minimizar os impactos gerados. Desde as nossas casas a uma grande indústria, a produção de rejeitos é diária. Por isso, um gerenciamento de resíduos é válido para melhorar a produção e a destinação final dos descartes.

Como os custos podem ser reduzidos se o gerenciamento de resíduos for executado da forma adequada?

O gerenciamento de resíduos feito de maneira correta é uma forma de ajudar o meio ambiente e reduzir os custos para a empresa. Mas, para isso, é preciso fazer uso de algumas ferramentas de gestão, avaliando determinadas situações que são consideradas pontos importantes na hora da implementação da gestão de resíduos. Veja, a seguir, as dicas que trouxemos.

Invista na automatização de processos

A automatização de processos é a passagem do que era feito de forma manual para digital. O atual conceito de “Indústria 4.0” traz essa questão como um de seus pilares e visa aplicar a tecnologia para automatizar processos. Essa é uma boa maneira de integrar a gestão de resíduos, deixando-a mais organizada, além de ser uma forma mais segura de manter informações e tornar os processos mais ágeis.

Faça um mapeamento adequado

Outra ação importante e que deve ser aderida ao gerenciamento de resíduos para diminuir a sua geração é fazer um mapeamento adequado da fonte deles. Essa ferramenta de gestão permite fazer uma avaliação do processo gerador, para, assim, determinar o destino mais adequado, podendo ser para reciclagem, coprocessamento, incineração entre outros.

Tenha uma equipe preparada

A equipe está inclusa em todo o processo. Por conta disso, é preciso que ela também seja capacitada para acompanhar a gestão. Consequentemente, os desperdícios são menores, como também os resíduos são reduzidos. Isso é algo lucrativo, pois haverá menos custos com a destinação final.

Ofereça uma gestão de fornecedores bem-estruturada

Outra forma de diminuir os custos do gerenciamento de resíduos é pesquisar muito bem sobre o fornecedor. Faça uma busca minuciosa para a sua escolha e opte por aquele que se localize o mais próximo, mas que ainda atenda às suas necessidades, seja de confiança e qualidade.

Considere a reciclagem

Como já citado, a reciclagem dos resíduos também é uma opção para diminuir custos dessa gestão. Após uma análise adequada, alguns deles podem ser comercializados para empresas de reciclagem, reduzindo custos com o descarte nos aterros e diminuindo o impacto ambiental.

Ao seguir essas dicas de gerenciamento de resíduos, a sua empresa estará preparada para alavancar dentro do mercado, devido a menor perda de produto, à equipe mais qualificada e, consequentemente, ao maior lucro. Tudo isso faz com que sua visibilidade seja muito maior que antes, de modo que os clientes passem a preferir o seu produto aos demais. Isso acaba gerando uma maior competitividade e credibilidade, atraindo uma maior clientela.

Gostou do nosso conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Warning: Use of undefined constant CHORUS_USER_ID - assumed 'CHORUS_USER_ID' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 23

Warning: Use of undefined constant CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL - assumed 'CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 24