Como a gestão ambiental empresarial pode aumentar a credibilidade da sua empresa? Entenda aqui

Tema que felizmente vem ganhando cada vez mais espaço no mundo, a preservação do meio ambiente é uma questão que precisa ser promovida em todas as camadas da sociedade, essencialmente quando estamos tratando de atividades empresariais e industriais. Nesse contexto, é interessante destacarmos um assunto que incide diretamente na lógica desse raciocínio: a gestão ambiental empresarial e os seus benefícios.

Todos sabemos que durante décadas o modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade, que priorizava basicamente o excesso de consumo de fontes de energia não renováveis, não foi eficiente e ainda representava um enorme impacto ambiental. Ciente disso e com a certeza de que esse modelo necessitava de mudanças, nos últimos anos muitos setores industriais começaram a adotar medidas que fomentam a gestão ambiental.

Afinal: você já sabe como que essa gestão ambiental empresarial pode ser benéfica para o seu negócio? Confira a seguir!

O impacto ambiental das atividades econômicas de empresas negligentes

Antes de explicarmos quais são as vantagens da aplicação da gestão ambiental dentro de uma empresa e como adotá-la, é relevante apontarmos alguns dos impactos ambientais gerados por atividades industriais negligentes.

Contaminação do solo e dos lençóis freáticos

Há vários processos industriais que, quando finalizados, geram fluidos e resíduos que são classificados como tóxicos, tanto para os humanos quanto para o meio ambiente. Entretanto, mesmo sabendo disso, infelizmente muitas dessas empresas não realizam o correto tratamento desses resíduos, o que pode implicar em graves contaminações do solo (causando infertilidade dependendo da substância química) e dos lençóis freáticos.

Intensificação do efeito estufa

O efeito estufa é um processo natural e imprescindível para a manutenção da vida humana na Terra, contudo, à medida que ele é intensificado pela ação humana, há consequências irreversíveis para o clima. Dessa forma, entre as atividades industriais que colaboram com essa intensificação temos como destaque a emissão elevada de gases estufas na atmosfera, tais como o metano (CH4) e o dióxido de carbono (C02).

Diminuição da qualidade do ar atmosférico

Outro grave impacto ambiental (que é muito notado nos grandes centros urbanos e em suas respectivas regiões metropolitanas) é a piora da qualidade do ar atmosférico causada pela poluição industrial. Esse fenômeno, além de ser extremamente prejudicial para o sistema respiratório humano, também é capaz de originar as famosas chuvas ácidas, as quais degradam o solo e alteram o pH de rios e lagos.

A importância de adotar uma gestão ambiental empresarial correta

Acima de qualquer motivo, sem dúvidas a principal questão relacionada com a importância em adotar uma gestão ambiental empresarial correta é o respeito e a consideração para com o meio ambiente. Dessa forma, ao se preocupar com as questões ambientais durante uma rotina de trabalho, a empresa em questão demonstra para a sociedade ter valores que atualmente são indispensáveis, como o apreço pela sustentabilidade.

A questão da sustentabilidade e os custos

Um grande embate entre as empresas que ainda insistem em não adotar a gestão ambiental é que grande parte delas consideram essa prática como custosa, demandando assim elevados investimentos financeiros. Contudo, o que poucas pessoas sabem é que a adoção de medidas ecologicamente corretas dentro de uma empresa não necessariamente implica em custos, como é o caso da gestão de resíduos.

A gestão de resíduos é um exemplo clássico do conceito de que uma matéria que é inútil para alguns, pode ser valiosa para outros.

Exemplificando, imagine uma grande empresa de construção civil que diariamente produz e acumula toneladas de resíduos (madeiras, ferros, vidros, gessos etc.). Além de representar riscos para o meio ambiente e também para a saúde dos funcionários, esse acúmulo de resíduos sem finalidades não é interessante para a empresa, já que demanda espaço e tempo para organizá-los.

Nesse caso, a adoção de uma gestão ambiental por meio da gestão de resíduos, ao invés de significar em despesas representa em lucro. Isso porque essa construtora pode negociar os seus resíduos para empresas especializadas no ramo, as quais ficarão encarregadas de destinar o correto tratamento e recuperação desses resíduos.

Vantagens em adotar uma gestão ambiental empresarial

São várias as vantagens que podemos citar dessa adoção, dentre elas podemos ressaltar: preservação do meio ambiente; aumento do valor da marca; aumento da competitividade no mercado e evitar penalidades.

Preservação do meio ambiente

Como já enfatizamos acima, dependendo do tipo de atividade da empresa a gestão ambiental pode:

  • eliminar impactos no solo e em lençóis freáticos;
  • melhorar a qualidade do ar atmosférico;
  • amenizar o microclima nos grandes centros urbanos.

Aumento do valor da marca

Uma instituição que demonstra em suas atitudes estar preocupada com o meio ambiente inevitavelmente aumenta o valor da marca. Isso porque felizmente empresas com esse perfil atualmente são muito bem vistas pela sociedade, o que acaba refletindo de forma positiva na credibilidade e reputação do negócio (tanto entre os clientes, quanto entre os parceiros comerciais).

Aumento da competitividade no mercado

Uma vez que há o aumento do valor da marca, o fortalecimento da empresa perante os concorrentes é um movimento que passa a ser natural. Em outras palavras, isso faz com que o negócio fique cada vez mais competitivo e consolidado no mercado, o que é essencial para qualquer tipo de atividade industrial, desde uma fábrica de automóveis até uma companhia do ramo hospitalar.

Evitar penalidades

O despejo de resíduos perigosos no meio ambiente e destinação inadequada de lixo hospitalar, por exemplo, são atividades industriais que contrariam a gestão ambiental e que inclusive podem implicar em penalidades para as empresas que as realizam.

Entre essas penalidades destacam-se:

  • multas;
  • perda da licença de operação;
  • apreensão de máquinas e equipamentos;
  • processos criminais.

Portanto, após a leitura desse post fica mais fácil de percebermos o quão importante a gestão ambiental empresarial é, seja para o meio ambiente, seja para a credibilidade do negócio. Vale lembrar ainda que nem sempre as medidas que se referem a essa gestão ambiental implicam em investimentos financeiros, já que existe a possibilidade de gerar renda por meio da gestão de resíduos, por exemplo.

Está procurando por uma empresa especializada no ramo de gerenciamento de resíduos industriais? Entre em contato com a Reúsa e conheça as vantagens do nosso serviço!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Warning: Use of undefined constant CHORUS_USER_ID - assumed 'CHORUS_USER_ID' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 23

Warning: Use of undefined constant CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL - assumed 'CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 24