Gestão de resíduos: 6 vantagens de usar um software especializado

Fazer a gestão de resíduos significa reunir um conjunto de práticas sistematizadas para coletar, armazenar, transportar, tratar e efetivar a disposição final dos descartes gerados na instituição. O objetivo dessa proposta é evitar danos e minimizar impactos para o meio ambiente, além de preservar a saúde pública e os ecossistemas.

Encontrar uma boa solução para os itens gerados nas atividades e na produção é uma ação de responsabilidade por parte da organização. A gestão de resíduos contribui para promover uma oportunidade mercadológica com os materiais, gerando aproveitamento e encaminhamento ecologicamente correto para eles.

Além disso, a medida garante o cumprimento da lei e melhora a imagem da empresa diante da sociedade e da comunidade local. Um sistema especializado pode ser de grande ajuda nesse processo.

Saiba mais sobre as vantagens da tecnologia para o gerenciamento de rejeitos, em nosso post!

Como um software pode ajudar na gestão de resíduos?

Esse processo envolve aspectos administrativos, legais, financeiros e de planejamento. Um sistema de informação gera uma série de contribuições para esse processo. A solução permite adotar metodologias integradas, mais práticas e ágeis que as convencionais planilhas.

Entenda melhor o assunto a seguir!

1. Controle total de processos de gestão de resíduos

Um software especializado gerencia o ciclo de vida completo dos resíduos, contribuindo para a sistematização e organização do trabalho e para facilitar o monitoramento de processos. Com essa solução, é possível centralizar a informação, gerenciar documentações e licenças e padronizar a comunicação com fornecedores.

Com um sistema informatizado, você pode elaborar e implantar programas de gerenciamento de descartes com qualidade e precisão, além de ter recursos para acompanhar e verificar resultados. A plataforma pode ser adaptada de acordo com as necessidades do segmento, além de gerar relatórios estratégicos com gráficos, que contribuem na tomada de decisões.

2. Redução de custos na gestão de resíduos

Uma solução especializada proporciona condições para reduzir custos operacionais na gestão de resíduos. Esse quadro é resultado da agilização de processos, ganho de produtividade e redução do tempo de comunicação. Com a transmissão de informação mais rápida, todo o fluxo de trabalho é otimizado, resultando na diminuição de custos e no aprimoramento da qualidade dos procedimentos.

3. Controle de documentos

A geração de relatórios e documentos em um software é feita com qualidade e praticidade, a partir dos dados que são alimentados no sistema. Toda a informação é padronizada, o que contribui para a regularidade e a boa comunicação. Uma solução informatizada também possibilita controlar os prazos com segurança, pois ela emite alertas e avisos de aproximação de datas importantes relacionadas aos procedimentos e as legislações associadas à gestão de resíduos.

4. Segurança de dados

Perdas e extravios de documentos são muito problemáticos e podem gerar diversos entraves nas atividades. Além disso, é necessário fazer um controle rigoroso das informações dos profissionais envolvidos no processo de gestão de resíduos, tanto para verificar a regularidade quanto para garantir a segurança dos colaboradores.

Um software com soluções baseadas na tecnologia em nuvem, é muito seguro na armazenagem de informação, evitando riscos de perdas. O controle dos dados é regulado por login e senha e tudo fica guardado em um espaço criptografado na internet, de forma segura e estável.

5. Melhores condições de avaliação e criação de metas para gestão de resíduos

Um software permite ter um melhor controle da informação, fornecendo um panorama realista do gerenciamento de resíduos na empresa. Dessa forma, é possível criar metas de prevenção, redução, reciclagem, reúso e de destinação adequada dos rejeitos gerados.

O sistema também ajuda a estabelecer uma rotina de coleta que atenda à necessidade da empresa de maneira constante, ao longo do tempo. Ele otimiza todo o processo e a geração de documentações, de forma que a equipe trabalhe com mais efetividade e precisão.

6. Melhores condições para o atendimento da legislação

Um software de gestão de resíduos se atualiza com regularidade para acompanhar quaisquer modificações na lei ambiental. Além disso, ele é estruturado seguindo todos os critérios da legislação, auxiliando na avaliação de medidas mais adequadas e que não resultam em descumprimento. O resultado disso é a redução de risco de passivos ambientais, a diminuição da possibilidade de multas, evitando danos para a sociedade e os ecossistemas.

Como a REÚSA pode ajudar sua empresa na gestão de resíduos?

A REÚSA é uma empresa gestora de resíduos criada em 2008 e que atende corporações de todos os segmentos. Nós ajudamos você a entender quais os destinos possíveis para os descartes do seu negócio. Além disso, contribuímos para a classificação química do rejeito de maneira correta.

Também, auxiliamos na avaliação das soluções adotadas, para você se certificar de que o processo escolhido é mesmo o de melhor custo-benefício para o recurso e se esse procedimento atende às exigências legais. Ainda, fornecemos orientações para identificar possibilidades de reúso de itens.

Empregamos as técnicas e tecnologias mais compatíveis com a realidade dos nossos clientes, promovendo condições adequadas para um destino ambientalmente seguro para o resíduo. Fazemos o gerenciamento total dos descartes, eximindo as empresas atendidas de diversas etapas da gestão de materiais descartados, que exigem grande esforço. Também, buscamos criar propostas para economia circular, quando há essa possibilidade.

O gerenciamento de descartes pode ser potencializado com o apoio de um software especializado, contribuindo para a conformidade com a legislação e para que o processo seja feito com precisão, segurança e qualidade. A documentação é coordenada com efetividade, sendo gerada de forma facilitada pela plataforma. Ainda, todas as informações associadas aos profissionais envolvidos e aos processos são geridas de forma otimizada e protegida.

Além disso, é essencial contar com o apoio de uma empresa especializada na área de gestão de resíduos, para apoiar você nas decisões e na escolha dos procedimentos mais adequados para o correto encaminhamento dos itens. Um software de gestão otimiza os processos e a corporação especializada fornece a expertise necessária para um controle responsável e adequado dos tratamentos e encaminhamentos dos materiais descartados.

Gostou de aprender sobre as vantagens de um sistema especializado para o gerenciamento dos rejeitos? Aproveite e entre em contato com a REÚSA! Teremos prazer em ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Warning: Use of undefined constant CHORUS_USER_ID - assumed 'CHORUS_USER_ID' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 23

Warning: Use of undefined constant CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL - assumed 'CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 24