NBR 12235: o que você precisa saber sobre ela?

A NBR 12.235 é a principal regulação brasileira a respeito do armazenamento de resíduos sólidos classificados como perigosos, que considera os critérios de outra norma técnica, a NBR 10.004. Quando um rejeito colocar em risco a saúde ambiental ou humana, ele deve ser acondicionado de forma a minimizar seus danos dentro das especificidades de cada material.

Por exemplo, os resíduos perigosos abrangem materiais hospitalares contaminados, radiação, substâncias químicas poluidoras, entre outros. A NBR 12.235 trará os princípios gerais, que poderão ser melhor especificados em NBRs focadas cada atividade. Quer saber mais? Acompanhe!

Os meios de acondicionamento

A norma estabelece que os resíduos perigosos poderão ser armazenados de três formas principais. Entenda!

Contêineres e tambores

São recipientes móveis, que devem ser fabricados com materiais compatíveis com o conteúdo armazenado. Eles precisam ser guardados dentro de áreas cobertas e bem ventiladas. O piso do local será sempre impermeabilizado, preferencialmente com uma cobertura de concreto ou materiais que impeçam a lixiviação e a percolação para o solo.

Como são transportados com frequência, devem ser identificados assim que recebem os rejeitos. Em alguns casos, pode ser necessário revestir os recipientes para evitar a agressão causada pelo conteúdo.

Tanques

Os tanques são recipientes fixos ou com mobilidade bastante reduzida. Por exemplo, podem estar presos ao solo ou à carroceria de um caminhão. Eles podem ser utilizados temporariamente antes que os resíduos recebam o tratamento ou o destinos adequados. Quando instalados sob o solo, Deve-se evitar que eles sejam enterrados ou semienterrados. Devem ser inspecionados com frequência em busca de vazamentos ou contaminações.

A granel

Apenas quando autorizado por órgãos de controle, alguns materiais podem ser armazenados diretamente sob o solo do local sem estar contido em nenhum recipiente. Para isso, é preciso avaliar as características dos resíduos e tomar as precauções necessárias para evitar a lixiviação e a percolação.

Características dos resíduos

Outra imposição da NBR 12.235 é a elaboração de um plano de amostragem de resíduos em cada local de armazenamento. Eles deverão conter:

  • os parâmetros de avaliação para cada tipo de resíduo, acompanhados de uma justificativa;
  • a metodologia e as técnicas de amostragem, análise e ensaio;
  • a frequência com que cada material e lote são analisados;
  • propriedades dos materiais, como reatividade, inflamabilidade e patogenicidade;
  • a incompatibilidade com outros resíduos e substâncias.

O isolamento e a sinalização de resíduos perigosos

A escolha do local de armazenamento deve considerar os seguintes critérios:

  • perigo de contaminação mínimo ou minimizável por técnicas construtivas adequadas;
  • aceitação da população local tanto quanto possível;
  • menor impacto na ecologia local;
  • respeito às regras de zoneamento regional.

O local de armazenamento deverá contar com proteções para evitar as mais diversas exposições, como:

  • medidas para impedir o acesso de pessoas estranhas;
  • sinalização de segurança clara e objetiva com todos os riscos de acesso ao local, presença de mapas de risco;
  • áreas definidas, isoladas e sinalizadas para o acondicionamento dos resíduos compatíveis;
  • iluminação adequada para a sinalização e os pontos físicos com maior perigo de acidentes.

Além desses princípios gerais, a NBR 12235 prevê uma série de outras medidas mais detalhadas de acordo com o tipo de embalagem, — um assunto para outro momento. Voltando ao foco, um projeto próprio de armazenamento de resíduos perigosos é muito caro e demorado. Por esse motivo, muitos negócios optam por terceirizar essa etapa com a contratação de empresas especializadas e experientes.

Quer saber mais sobre essas e outras normas voltadas para a gestão de resíduos? Então, não deixe de assinar nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Warning: Use of undefined constant CHORUS_USER_ID - assumed 'CHORUS_USER_ID' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 23

Warning: Use of undefined constant CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL - assumed 'CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 24