Quais são os desafios da sustentabilidade empresarial e como superá-los?

Nunca se falou tanto em preservação ambiental como nesses últimos anos. A discussão tem sido pautada em várias áreas do cotidiano humano e chegou ao ramo das organizações onde está sendo preciso falar sobre sustentabilidade empresarial, economia circular, política de Aterro Zero e economia de baixo carbono.

Diversas empresas têm adotado essa estratégia em seus planejamentos e projetos, a fim de diminuir o impacto que causam no meio ambiente, não só para benefício próprio, mas também para o desenvolvimento sustentável humano.

A capacidade do planeta de fornecer recursos naturais já está aquém da demanda da população atual, e a garantia de futuro exige mudança comportamental profunda. A pandemia aguçou ainda mais essa discussão. Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda os principais desafios da sustentabilidade empresarial e seus conceitos. Continue a leitura e confira!

Quais são os conceitos e nova consciência socioambiental causado pela pandemia?

A sustentabilidade empresarial tem sido um assunto muito importante nos últimos anos, mas, além dela, outros conceitos estão sendo inovadores para a economia e o meio ambiente, tais como os que listamos a seguir.

Economia circular

É um modelo de economia sustentável que visa a reduzir, reutilizar e recuperar produtos, energia e materiais, otimizando recursos para causar menos impacto no meio ambiente.

Economia de baixo carbono

Procurar solucionar o problema do consumo exagerado de combustíveis que causa, em sua maioria, alterações climáticas, por meio de inovações tecnológicas e do uso de combustíveis biodegradáveis, a fim de reduzir as emissões de carbono no ar.

Consciência socioambiental

Algo que o planeta tem presenciado bastante nesses últimos meses é o impacto humano na natureza. As empresas estão começando a ter consciência de como afetam diretamente o ambiente e estão passando a acordar para a areal situação do nosso planeta.

Política de Aterro Zero

Priorizar alternativas mais nobres e sustentáveis de tratamento dos resíduos sólidos gerados nas residências, áreas comerciais, processos industriais, prestação de serviços e no agronegócio. Os aterros sanitários não são ambientalmente sustentáveis pois enterram recursos e perpetuam passivos ambientais. São alternativa apenas para os rejeitos dos processos de recuperação, reciclagem, compostagem e tratamento térmico, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Durante a pandemia, os setores financeiro e empresarial acabaram entrando em crise e fazendo a disponibilidade de investimentos caírem drasticamente. Isso causou um impacto mais sério ainda nas ações sustentáveis das empresas.

No geral, a sociedade ainda não tem dado o devido valor ao impacto negativo que o desenvolvimento industrial e econômico causa na biodiversidade. Por isso, tem se tornado tão importante que as empresas se coloquem nessa discussão para admitir o que acabam causando no meio ambiente e ajudar a reparar e otimizar as consequências. Ainda assim, há muitas corporações que estão passando a adotar políticas socioambientais em suas empresas, investindo de cabeça na preservação e no bem-estar de vida dos colaboradores e da sociedade.

Grandes passos têm sido dados atualmente, e a conscientização é uma grande evolução. Agora, resta que cada vez mais empresas passem a planejar ações visando ao cuidado com a sociedade e ao seu futuro no planeta. Desse modo, espera-se que as grandes organizações possam seguir o exemplo e fazer de suas imagens um impulso para que outras empresas as acompanhem.

Quais são os desafios da sustentabilidade empresarial?

O maior desafio da sustentabilidade empresarial, muito provavelmente, é o passo inicial. As mudanças podem ser complicadas por causa do senso comum de que as medidas socialmente responsáveis são de alto custo, porém é preciso encarar como um investimento para a organização.

Compreender e inserir as práticas de sustentabilidade não é tarefa fácil, mas é preciso começar a adotar ações, conhecendo os meios sustentáveis e analisar qual é mais apropriado para a instituição. Exemplos deles são os seguintes.

Apoiar os colaboradores

O planejamento das ações é essencial para o projeto, mas, sem o consentimento e a adaptação dos funcionários, os planos poderão ser gravemente impedidos de seguir em processo. Por isso, é preciso que haja um apoio dos colaboradores enquanto a organização estiver em processo de transição. E o gestor tem o dever de fazer o possível para que ocorra de forma agradável e garantir o bem-estar da equipe, contando com a realização de reuniões e treinamentos para adaptação.

Ser co-participantes da evolução e do reaproveitamento

As mudanças precisam dar resultados promissores para a organização. Para que isso aconteça, é necessário que haja uma ética sustentável para todas as atividades da empresa, onde todos os setores devem realizar sua colaboração de alguma forma. Isso inclui desde o setor de produção, que pode fazer um plano para diminuir o que acaba sendo desperdiçado, até o administrativo, para promover as ações sustentáveis e divulgar o que está sendo feito — todos precisam fazer sua parte.

Incorporar no cotidiano da empresa

A empresa pode até fazer o investimento em políticas sustentáveis e conseguir êxito em seu planejamento, mas, sem a participação de todos e a divulgação dos resultados, o investimento não ganhará a atenção necessária para continuar. É essencial que o conhecimento seja utilizado no dia a dia e vire rotina, para que, assim, todas as ações e os projetos possam ocorrer da melhor forma possível.

Como superar esses desafios?

O planejamento prévio das ações e políticas sustentáveis é a melhor maneira de superar quaisquer obstáculos, pois, prevendo os empecilhos que poderão ocorrer, será mais fácil agir de forma rápida e inteligente. Além disso, há organizações que ajudam no planejamento e na realização dessas ações, podendo ser uma boa opção de parceria.

Quais são as vantagens da sustentabilidade empresarial para a organização?

Embora haja desafios e resistência para esse conceito, com um bom planejamento e uma adequada implementação, a sustentabilidade empresarial traz vantagens para a organização. Veja quais são elas!

Publicidade positiva

A marca, os produtos e serviços de uma empresa acabam ganhando uma atenção diferenciada por parte dos cliente, parceiros e da sociedade em si. Isso porque as ações e políticas sustentáveis trazem um engajamento positivo na imagem da organização, o que traz também uma maior satisfação para os colaboradores e melhora o desenvolvimento organizacional.

Ganho de vantagem competitiva

Quando se acaba tendo uma boa imagem, a empresa ganha vantagem em relação aos seus adversários. Por exemplo, um cliente que está à procura de um serviço especializado vai escolher uma empresa que melhor se destacar, tanto na realização do serviço como em relação à imagem que ela passa. Seu diferencial ético e social, com certeza, fará com que os clientes escolham o serviço.

Mesmo que a sustentabilidade empresarial seja um assunto que está engatinhando para ser de extrema urgência, há muitas empresas que não entendem a real importância de cuidar do ecossistema. A discussão deve ser aberta para que as grandes organizações parem de consumir de forma despreocupada os recursos naturais e possam começar a evoluir para um lado que seja mais benéfico para a humanidade. Mesmo que os resultados positivos não apareçam em curto prazo, em alguns anos, essas ações podem ajudar a salvar o planeta e a sociedade.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para compartilhá-lo nas suas redes socais e disseminar esse assunto entre seus amigos e parentes. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Warning: Use of undefined constant CHORUS_USER_ID - assumed 'CHORUS_USER_ID' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 23

Warning: Use of undefined constant CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL - assumed 'CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 24