Qualificação de fornecedores: o que é e qual sua importância na gestão de resíduos?

Os fornecedores de uma organização estão diretamente ligados à qualidade do produto final, pois são eles que fornecem a matéria-prima necessária para a sua fabricação. Diante disso, a qualificação de fornecedores torna-se uma grande estratégia nas empresas.

Isso porque, diante do procedimento de auditoria, é possível conseguir fornecedores que estejam ordenados aos objetivos da organização, oferecendo um bom trabalho, além de serem confiáveis para não deixá-lo na mão, prejudicando o ritmo da produção.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, continue com a leitura e veja o que é a qualificação de fornecedores, seu processo e benefícios.

O que é qualificação de fornecedores?

É quando a empresa determina critérios de avaliação para selecionar os fornecedores, considerando a sua capacidade de prover serviços, processos e produtos. Assim, a qualificação de fornecedores visa analisar se os provedores externos conseguem atender aos requisitos organizacionais, continuando com o mesmo padrão de desempenho e qualidade.

O objetivo desse processo é observar quais fornecedores sem encaixam nas perspectivas da empresa, como atendimento personalizado, bom preço e prazo de entrega. Além disso, também é preciso considerar valores diferenciados, flexibilidade do prazo de pagamento e a capacidade produtiva, caso aumente a demanda da organização.

Quais os seus benefícios?

Quando uma organização passa a conhecer os seus provedores externos o benefício em toda a cadeia de suprimentos se torna maior, pois ela acaba sendo mais produtiva, lucrativa e eficaz. Dessa forma, além de manter a qualidade dos produtos e serviços de uma organização, a qualificação de fornecedores oferece outros benefícios, tais como:

Aprimoramento dos processos internos

Acontece quando os fornecedores desenvolvem determinados processos ou serviços na empresa e o resultado é o aprimoramento do sistema de negócio. Desse modo, é possível obter eficiência na aplicabilidade dos recursos, além de ganhar tempo.

Delimitação das aberturas na produção

A qualificação de fornecedores também permite reduzir as possíveis aberturas que surgem na produção devido à relação da organização e provedores externos. Com isso, exclui as ineficiências nos processos, desperdícios de recursos e retrabalhos nas operações.

Melhor atendimento ao cliente

Com o recurso mais ágil e fácil, a empresa torna-se preparada para melhor atender o cliente, objetivando a qualidade e garantindo que todos os processos para essa atividade ocorram da melhor maneira possível.

Maior eficiência

A comunicação entre empresa e fornecedor tende a melhorar conforme se estabelece um bom relacionamento. Isso porque, com o dia a dia, a compreensão torna-se mais completa, fazendo com que as demandas comecem a ser atendidas, e consequentemente as necessidades dos negócios são respondidas mais rápido, reduzindo as demoras nas cadeias de suprimentos.

Redução dos custos

Para realizar parceria com alguns fornecedores pode haver custos na elaboração de acordos. Contudo, ao longo do tempo a aplicação de um método de gestão de relacionamento permite reduzir os custos, além de diminuir atrasos nas entregas, falta de qualidade e problemas de disponibilidade.

Aumento da segurança financeira

Um dos fatores de segurança para a organização é tentar manter a estabilidade financeira. Por isso, é importante monitorar possíveis tendências negativas, assegurando atentamente que o fornecedor atenderá a demanda sem apresentar dificuldades no fluxo de caixa, caso contrário, a empresa poderá ter problemas futuros.

Como fazer um processo de qualificação de fornecedores?

A qualificação de fornecedores vai além de analisar a sua documentação, pois abrange a seleção inicial até a verificação de todo seu desenvolvimento. Assim, a qualificação de fornecedores se torna mais complexa e deve levar em consideração três etapas principais, como avaliação, monitoramento e reavaliação.

Avaliação

É a fase inicial que tem como objetivo levantar todas as informações necessárias referentes ao fornecedor, especialmente no que diz respeito aos seus procedimentos internos. Essa avaliação também serve como prevenção, verificando se o fornecedor tem capacidade de cumprir com as principais normas de qualidade para realmente desenvolver um bom trabalho. Além disso, a visita ao fornecedor também é importante para analisar, de perto, a maneira como ele lida com os seus padrões de qualidade e processos internos.

Assim, nessa fase é preciso se atentar aos seguintes pontos:

  • certificações;
  • dados cadastrais;
  • modelo de gestão implementado;
  • licenças de funcionamento e específicas da atividade;
  • autoavaliação do fornecedor.

Monitoramento

Essa é uma etapa importante, pois precisa ser efetuada frequentemente para monitorar o desempenho do fornecedor, verificando se a teoria está contingente com a realidade e cumprindo com o combinado. Desse modo, é necessário acompanhar alguns pontos, pois estes influenciam diretamente na qualidade dos produtos e serviços, podendo impactar o desempenho da empresa. O ideal é que o fornecedor consiga ter um bom progresso nos requisitos seguintes:

  • atendimento;
  • prazo de entrega;
  • localização;
  • compatibilidade entre nota fiscal e pedido;
  • questões específicas relacionadas ao serviço ofertado ou produto;
  • preço do produto do fornecedor.

Reavaliação

O processo de qualificação de fornecedores é considerado intermitente, pois é importante certificar-se de que o fornecedor mantém os requisitos dos padrões definidos pela empresa. Desse modo, a reavaliação é retornar à primeira etapa, verificando se todas as questões combinadas com o fornecedor estão saindo de acordo.

Qual a importância da qualificação de fornecedores na gestão de resíduos?

Na gestão de resíduos a avaliação e qualificação de fornecedores são essenciais. Isso porque a empresa que preza por ser reconhecida pela qualidade de seus serviços e produtos precisa evitar os diversos impactos negativos que essa atividade possa causar e que comprometem a reputação da marca, visto que os seus clientes e colaboradores estão mais exigentes com assuntos relacionados à sustentabilidade e preservação ambiental.

Desse modo, a qualificação de fornecedores também precisa ser verificada a fim de cumprir com a legislação, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas também preservar de modo consciente os recursos naturais. Pois, além do desperdício afetar diretamente nos preços mais altos, há a geração de multas em consequência da falta de acompanhamento e compromisso do seu fornecedor.

A qualificação de fornecedores deve ser realizada nos prestadores de serviços de transporte, coleta e tratamento de resíduos gerados para estar em conformidade com as exigências da sua organização e manter uma boa imagem da empresa.

A Reúsa é uma empresa reconhecida pelo mercado pela excelência de gestão de resíduos, possibilitando gerar valor para o seu negócio. Quer saber como? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Warning: Use of undefined constant CHORUS_USER_ID - assumed 'CHORUS_USER_ID' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 23

Warning: Use of undefined constant CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL - assumed 'CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 24