Entenda como é feito o processo de coleta e transporte de resíduos recicláveis!

Todos os dias, indústrias, comércios e residências geram inúmeros produtos que são descartados sem saber o seu destino correto. No meio de tantos materiais, há os resíduos recicláveis que, após passar por uma mudança química ou física, podem ser reaproveitados como matéria-prima ou dar origem a um novo produto.

Esse processo traz diversos benefícios, pois além de diminuir a quantidade de rejeitos e a necessidade de extrair os recursos naturais, ainda ajuda a girar a economia, fazendo com que as cooperativas de reciclagem e outras empresas especialistas nessa área possam proporcionar mais renda e emprego.

Contudo, para chegar nesse processo, é preciso seguir alguns passos. Por isso, continue lendo este artigo e saiba todos os detalhes de como é feita a coleta e o transporte dos resíduos para reciclagem.

Como é feito o processo de coleta e transporte de resíduos recicláveis?

Além de reduzir os impactos ambientais e promover a sustentabilidade, a coleta e o transporte de resíduos recicláveis ajudam a sociedade como um todo. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que tanto a comunidade como as empresas contribuam para o processo, separando o lixo corretamente. Posteriormente, a coleta e o transporte de resíduos são feitos por empresas especializadas ou pela prefeitura.

Assim, conforme estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, esse processo deve ser de responsabilidade do município, podendo variar de uma cidade para a outra. De uma maneira geral, a coleta e o transporte do lixo residencial torna-se responsabilidade da prefeitura, enquanto as grandes organizações geradoras de resíduos contratam esses serviços de forma privada.

Desse modo, o serviço de coleta é uma etapa bastante abrangente. Pois, se inicia desde a saída do veículo de transporte de resíduos, passando por todo o trajeto para a retirada dos locais em que foram dispostos, englobando a destinação final, como usinas de reciclagens, aterros, incineração, entre outros, até a volta para o ponto de partida.

O transporte de resíduos deve ser feito em veículo específico e adequado para cada tipo de material, a fim de descartá-los com segurança. Os resíduos perigosos, por exemplo, devem ser transportados com seriedade para evitar o risco com o meio exterior. Já o transporte dos recicláveis precisa assegurar que as características dos resíduos sejam mantidas para que possam ser reaproveitados.

Além disso, para que o processo de coleta e transporte de resíduos recicláveis seja feito de maneira adequada, é preciso considerar alguns fatores, tais como:

Uso de frota de veículos específicos

O veículo de transporte deve conduzir os resíduos com segurança para cada tipo de demanda, em caminhões com carroceria fechada e metálica. Assim, é possível proteger os materiais recicláveis da ação da chuva e do sol, como também evitar a perda, especialmente papéis e plásticos que tendem a ser levados pelo vento por serem leves.

Contudo, em geral, o mais comum é usar uma frota de veículos específicos, que contenham compactadores, coletores de caçamba aberta, carrocerias ou baús e tratores. Ainda, caminhões multicaçamba, que são destinados ao transporte de recicláveis, no qual os resíduos são colocados dentro da carroceria de forma separada.

Transparência na forma de transportar

Esse é outro ponto importante, pois condiz com a maneira de acondicionamento do resíduo, conforme a classificação do material. Nesse caso, a forma de transportar deve ser adequada e transparente, sejam em contêineres basculantes, comuns, sacos plásticos, tambores, entre outros, evitando o risco com a segurança da população e a poluição do meio ambiente.

Com isso, os materiais devem ser corretamente separados, sem cargas mistas. Por exemplo, medicamentos, produtos de consumo humano ou animal, compostos de interesse ambiental ou tóxicos.

Uso de uma equipe qualificada

Colaboradores valorizados em uma organização tendem a melhorar seus resultados e desempenho. Por isso, no processo de coleta e transporte de resíduos recicláveis é importante contar com uma equipe qualificada e capacitada, a fim de obter êxito durante todas as etapas.

Nesse caso, os profissionais responsáveis devem receber treinamentos constantemente conforme sua área de atuação, usar os equipamentos adequados, além de outras medidas que evitem ocorrências e acidentes graves durante o trabalho.

Quais os benefícios da coleta e do transporte de resíduos?

O processo de coleta e transporte de resíduos, além de favorecer a economia local, também proporciona empregos indiretos e renda para os cooperados. Além disso, ainda há benefícios para o meio ambiente, diminuindo os impactos negativos relacionados diretamente com a destinação inadequada dos resíduos. Assim, esse tipo de serviço traz outras vantagens significativas, como:

  • redução de matéria-prima e nos custos dos processos;
  • diminuição dos gastos com a destinação;
  • melhora nos processos de resíduos;
  • redução nos custos com pessoal e equipamentos.

O que considerar na hora de contratar uma transportadora de resíduos?

A empresa geradora é a principal responsável pelos resíduos produzidos até a sua destinação final. Por isso, na hora de contratar uma organização especialista nesse seguimento, é essencial ter atenção e observar alguns pontos, a fim de evitar problemas, tais como a licença de operação da empresa emitida pela prefeitura, AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), alvarás e licenças no órgão estadual e ambiental.

Além disso, também é importante constatar quanto tempo a empresa está no mercado, ir conhecê-la pessoalmente, buscar referências de clientes já atendidos, bem como informações sobre o estado de conservação dos veículos de transporte e a qualificação do pessoal.

Tudo isso são cuidados necessários que precisam ser considerados para contratar uma organização ideal, garantindo, assim, que os resíduos recicláveis sejam coletados e transportados de maneira correta e com segurança.

A Reúsa é uma empresa renomada no mercado, pois atua desde 2008 na gestão de resíduos recicláveis de todos os segmentos de atuação, agilizando os processos e atendendo às normas ambientais exigidas com total transparência, segurança e rastreabilidade. Dessa forma, a Reúsa presta um serviço de qualidade, a partir da disposição, coleta, transporte, tratamento correto até sua destinação final, sem oferecer riscos ao meio ambiente.

Quer saber mais sobre os nossos diferenciais? Então, entre em contato conosco e conheça o que temos a oferecer para a sua empresa. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Warning: Use of undefined constant CHORUS_USER_ID - assumed 'CHORUS_USER_ID' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 23

Warning: Use of undefined constant CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL - assumed 'CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 24