Entenda como será a sustentabilidade nas empresas no pós-pandemia!

A sustentabilidade nas empresas sempre foi essencial e deve ser intensificada no período pós-pandemia. Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações e políticas que visam manter e preservar os recursos naturais. A empresa realiza as suas necessidades sem danificar os meios de sustentação das gerações futuras.

Por isso, a adoção de políticas de responsabilidades corporativas no descarte de resíduos de forma segura deve estender-se à saúde, economia, ao meio ambiente e afins. O descarte responsável e consciente dos sedimentos tem o intuito de manter a conservação do meio ambiente, para que as próximas gerações possam encontrar recursos para a sua sobrevivência.

Quer entender como será a sustentabilidade nas empresas no pós-pandemia? Confira este artigo na sua totalidade!

Observe as mudanças em termos de sustentabilidade das empresas no pós-pandemia

A Covid-19, causada pelo novo coronavírus, foi determinada como pandemia causando internações e outras práticas que geraram muitos  resíduos sólidos contaminados. Precisou-se, então, de iniciativas assertivas para que as pessoas e o meio ambiente não propagassem o vírus.

Diante dessa realidade, as organizações entenderam a responsabilidade de encontrar as melhores soluções para os resíduos do seu negócio. Devido a esses acontecimentos, chegou-se à conclusão de que essas decisões são fundamentais para a ação sustentável das organizações. Veja algumas mudanças previstas.

Cuidados com a saúde e o bem-estar dos colaboradores

Além dos cuidados pessoais que cada colaborador tem o dever de praticar no pós-pandemia, a empresa também deve colaborar com esse contexto. Diante dos avanços no mundo do trabalho, cada vida é valiosa e requer cuidados expressivos. Dessa forma, a segurança sempre deve ser prioridade.

Tendo como foco a saúde e o bem-estar de cada funcionário, é fundamental que cada organização se atente para uma forma segura de manter seus colaboradores em plena atividade. O capital humano é a “peça” mais importante para fazer a economia da empresa e do mundo continuar ativa e se desenvolvendo.

Diante da necessidade de priorizar a saúde, as instituições são motivadas a colocarem em prática as boas ações de selecionar e descartar os seus resíduos de maneira correta.

Contudo, quando se fala em saúde e bem-estar de funcionários, é importante destacar o quanto a saúde mental também é essencial para o bom desempenho e entrega de bons resultados. Investir na saúde mental e emocional dos funcionários pode trazer maior produtividade no período pós-pandemia.

Maior atenção aos compromissos de sustentabilidade da empresa

A pandemia abalou as empresas do mundo inteiro. Foi um período em que as organizações tiveram que se readaptar e reinventar em diversos aspectos, não sendo diferente no que se refere ao descarte de resíduos.

O mercado empresarial percebeu o tamanho da importância de valorizar diversos aspectos dentro da sua organização. As empresas se deram conta de que o essencial não é o lucro, e sim, o que as possibilitam alcançá-lo, como a mão de obra e as matérias-primas.

No entanto, as decisões tomadas para chegar a essa realidade podem ter suas consequências, que, dependendo da maneira como forem administradas, podem resultar em respostas positivas ou negativas para a população e para o meio ambiente.

Neste tempo de pandemia, muito se fala em cuidados com o descarte de resíduos, principalmente com os restos de materiais hospitalares contaminados. Isso porque qualquer ação irresponsável com o tratamento desses resíduos pode comprometer a saúde de colaboradores e outras pessoas. Já o descarte responsável aumenta a segurança dos colaboradores e diminui o impacto no meio ambiente.

Por conta disso, diversas empresas, como clínicas de estética, laboratórios de análises clínicas etc., têm a necessidade de eliminar seus produtos desgastados ou utilizados, como materiais de exames, seringas, pilhas, baterias e qualquer outro material que pode comprometer o meio ambiente. Eles devem ser coletados por uma empresa especializada no assunto e que tenha como prioridade a sustentabilidade ambiental.

Portanto, é preciso que as práticas de descarte seguro permaneçam nas empresas após a pandemia. A intensidade de cuidados determinados em função do coronavírus confirmou a necessidade da gestão de resíduos sólidos eficiente, para garantir saúde efetiva a todos os colaboradores da equipe corporativa e do meio ambiente.

Daí a necessidade de cada empresa ter a consciência de realizar a classificação dos resíduos de forma conveniente. Pois o processo de atuação de forma sustentável inicia-se desde a classificação dos sedimentos até o destino final do material. Buscar um profissional especializado no assunto pode ajudar a sua empresa a contribuir mais com o mundo socioambiental.

Uso de plataformas digitais

As novas tecnologias estão se potencializando com muita agilidade. E isso é extremamente importante para contribuir com a maioria das atividades diárias que podem favorecer as empresas, os funcionários, o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Aderir a uma plataforma digital que atua de forma responsável, ágil e segura faz com que a gestão de coletas de resíduos seja realizada por uma equipe técnica e operacional que esteja atualizada com as regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e com a Lei 12.305/2010. Elas garantem as normas a serem cumpridas pelas empresas, como sustentabilidade operacional e financeira, integração dos catadores de recicláveis, acordo setorial, logística, reserva e padrões sustentáveis de produção e consumo.

Para atender a todas as normas exigidas, é essencial a prática de uma equipe técnica multidisciplinar que possa responder em todas as etapas da concepção e gestão dos resíduos sólidos. Esse trabalho deve abranger os aspectos social, ambiental e econômico, de forma que esse processo seja equilibrado.

Uma plataforma digital com experiência no mercado tem a capacidade de oferecer segurança para a sociedade, sobretudo no período pandêmico, por coletar os resíduos de serviços de saúde que se dividem em cinco grupos. Por isso, responsabilidade e eficiência são atitudes essenciais no momento de realizar a coleta de resíduos desses ambientes.

Como ficou afirmado, a pandemia deixou lições sobre a necessidade de novas práticas, atitudes e decisões corporativas no que se refere à coleta adequada de resíduos sólidos. A sustentabilidade nas empresas é uma ação que precisa ser aplicada continuamente com muita responsabilidade, para que a vida humana e ambiental do futuro não sofram com desgastes socioambientais deixados por instituições que não tomaram medidas preventivas adequadas para cuidar do planeta.

Achou que o artigo ofereceu informações importantes e que podem ajudar a manter o meio ambiente mais protegido? Então, que tal assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos para enriquecer os seus conhecimentos?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Warning: Use of undefined constant CHORUS_USER_ID - assumed 'CHORUS_USER_ID' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 23

Warning: Use of undefined constant CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL - assumed 'CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/3/d1/4b/reusa1/public_html/blog/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 24