Ações integradas e diretrizes sob os aspectos ambientais, econômicos, financeiros, administrativos, técnicos, sociais e legais para as etapas de gestão e gerenciamento.

Plano de Gerenciamento é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, cujo documento deve apresentar as ações a serem desenvolvidas relativas aos resíduos sólidos, considerando a seleção de alternativas viáveis, estabelecendo ações integradas e diretrizes sob os aspectos ambientais, econômicos, financeiros, administrativos, técnicos, sociais e legais para as etapas de gestão e gerenciamento.

No caso de empreendimentos que estão sujeitos à elaboração de PGRS e localizados em um mesmo condomínio, município, microrregião, região metropolitana ou aglomeração urbana que exerçam atividades características de um mesmo setor produtivo e que possuam mecanismos formalizados de governança coletiva ou de cooperação em atividades de interesse comum, poderão desenvolver o plano de forma coletiva e integrada

De acordo com o Art. 24, o PGRS é parte integrante do processo de licenciamento ambiental do empreendimento ou atividade pelo órgão competente do Sisnama (Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente) e nos casos de empreendimentos e atividades não sujeitos a licenciamento ambiental, a aprovação do PGRS cabe à autoridade municipal.

A Reúsa elabora Planos de Gerenciamento conforme o Artigo 21 da Política Nacional de Resíduos Sólidos para os geradores das seguintes tipologias de resíduos:
  • Os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que:
    • gerem resíduos perigosos;
    • gerem resíduos que, mesmo caracterizados como não perigosos, por sua natureza, composição ou volume, não sejam equiparados aos resíduos domiciliares pelo poder público municipal.
  • Resíduos gerados pelos terminais ferroviários, rodoviários e aeroviários
  • Resíduos gerados pelas empresas de construção civil
  • Resíduos gerados por atividades agrossilvopastoris
  • Resíduos dos serviços públicos de saneamento básico, excetuados os resíduos domiciliares e provenientes da limpeza pública
  • Resíduos industriais gerados nos processos produtivos e instalações industriais
  • Resíduos de serviços de saúde gerados em estabelecimentos de saúde
  • Resíduos de mineração gerados na atividade de pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios

É possível simplificar e agilizar a gestão de resíduos sólidos de sua empresa com ganho de qualidade, total transparência, rastreabilidade e segurança, atendendo às normas ambientais exigidas.

A Reúsa gerencia e valoriza os resíduos sólidos de empresas de todos os segmentos de atuação, a partir da geração, acondicionamento, coleta, transporte e o tratamento adequado para cada tipo de resíduo, até sua destinação final. A Reúsa presta um serviço de qualidade com total segurança para sua empresa, com a garantia de que o resíduo disposto não oferecerá risco ao meio ambiente.

Desde 2007, realiza a gestão de resíduos de forma proativa, com o foco voltado à prevenção dos passivos ambientais.