Compostagem/Biodigestão
anaeróbia
Compostagem é o processo biológico de decomposição aeróbia da matéria orgânica contida em resíduos de natureza animal ou vegetal, seja eles de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal.
Esse processo tem como resultado final um produto que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características de produtividade, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação.
Adicionalmente, na unidade de compostagem é necessário também implantar a instalação da drenagem de líquidos bem como a canalização do lixiviado produzido pelas leiras, ao longo do processo de degradação, para um sistema de tratamento.
A biodigestão de resíduos em alta escala é um processo fermentativo parecido com a compostagem, mas totalmente anaeróbio (sem presença de oxigênio). A biodigestão estabiliza os resíduos sólidos transformando-os em compostos simples. Consiste na decomposição da matéria orgânica por meio da ação de microrganismos na ausência de oxigênio. O processo ocorre nos Biodigestores. Promove a destinação de resíduos orgânicos com baixo impacto ambiental. Resulta em dois subprodutos: o biogás e o biofertilizante. O biogás deve ser direcionado por meio de tubulação específica para um gerador e pode ser convertido em energia elétrica ou utilizado como gás com a finalidade de substituir o gás natural em setores produtivos. O biogás é mais barato, renovável e diminui a emissão dos gases que intensificam o aquecimento global. O biofertilizante, é rico em nutrientes e é considerado um adubo natural, sem produtos químicos.